Prevenção


A Dengue o Verão e o jardim




Medidas de prevenção em jardins e plantas
Ao remover e limpar todo e qualquer reservatório de água que esteja inútil no jardim, como os pneus, as tampinhas, as garrafas, os vasos e pratinhos velhos com o uso,
estamos fazendo a nossa parte para o combate a Dengue.
Manter o jardim limpo e lixeiras fechadas, cuidar para que o lixo seja recolhido são deveres de todo o cidadão consciente e prevenido.
Sabemos que o lixo e o entulho atraem as pragas, mosquitos e acabam com o visual de qualquer jardim.Álém de causar má impressão aos amigos e vizinhos.

Guardar os pratinhos, vasos e garrafas sempre com a boca para baixo, são medidas
simples que facilitam a sua vida e assim eles não acumulam água.
Evitar sempre o uso de pratinhos sob as plantas seria o ideal, porém a maioria das
pessoas não aprende que é um local próprio para a procriação dos mosquitos,
os pratinhos dificultam a drenagem perfeita do substrato e podem provocar o apodrecimento das raízes das plantas.

As regas devem seguir a seguinte regra:
Quando o substrato secar superficialmente, deve-se irrigar a planta.
Algumas plantas são exceção, verifique as particularidades das espécies que você cultiva, pesquise antes de plantar. Os pratos são úteis apenas quando ficaremos longos períodos sem regar as plantas, como em viagens.
 Mantenha o pratinho cheio de areia (até a borda) e não esqueça de repor sempre que necessário ou acrescente borra de café pura.
A mistura de borra de café é a solução ideal para as bromélias e outras plantas que precisam acumular água. Jamais deixe suas bromélias secas com medo da dengue, elas vão enfraquecer e morrerão em breve.
Utilize a mistura de café a mantenha os mosquitos afastados.
O café é natural e não apresenta os problemas que os venenos comerciais podem ter.
A borra de café pode invadir tranquilamente até as hortas ecológicas que utilizam adubos e defensivos orgânicos.

Procure cultivar plantas repelentes e utilize seus produtos nas outras plantas do jardim, como citronela, neen, arruda, angico, gerânio, malva rosa, mastruz, artemisia, crisântemo, cravo de defunto.
Caldas feitas com as folhas e flores dessas plantas e aplicadas com puverizador sobre as outras espécies podem funcionar como excelente repelente contra mosquitos e outras pragas de jardim.
Manter os bebedouros dos animais sempre limpos e troque a água diariamente, passarinhos e animais domésticos agradecem por ter água fresquinha e você acaba com as larvas e ovos dos mosquitos.

Piscinas devem ser tratadas o ano todo, independente se você utilizá-la ou não. Muitos bairros ricos, com piscinas grandes e luxuosas, abandonadas pelos seus proprietários a maior parte do ano, tornam-se focos de milhares de mosquitos de diversas espécies.
Laguinhos, espelhos d'água e fontes devem ter sempre peixinhos que se alimentem de larvas de mosquitos, como platis, molinésias, espadas ou betas. Se os seus peixinhos morrerem, descobra o porquê e reponha-os o mais depressa possível.

Ao criar seus arranjos florais, dê preferência à espuma floral, ao invés do vaso com água. A espuma não é ambiente para a reprodução do mosquito, além disso ela mantém o arranjo bonito por mais tempo. Mantenha a espuma floral úmida, jamais encharcada.
Agora você pode aproveitar estas medidas e repassá-las aos amigos e vizinhos...
A Dengue ataca no verão com mais densidade, portanto, prevenir é sempre melhor que
remediar....

fonte:
http://www.jardineiro.net/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas