Como verificar se o possante está pronto para a estrada


É importante deixar a manutenção do veículo nas mãos de profissionais. Eles têm conhecimento e ferramentas capazes de diagnosticar e corrigir problemas, deixando os carros seguros para transitar.
No entanto, é possível o próprio condutor verificar alguns aspectos – e, a partir daí, se necessário levar o carro à mecânica. Confira alguns deles:
  • Sistema de arrefecimento
São peças móveis agregadas ao motor. Esse sistema é responsável pela redução da temperatura e troca de calor, reduzindo assim o desgaste de outras peças e contribuindo para a eficiência energética.
  • Sistema de freios
Tem a função de parar o automóvel. É um sistema fundamental, que precisa estar sempre em dia para a máxima segurança do motorista e passageiros.
  • Rodas e pneus
Verifique o estado das rodas e pneus. Trincas podem comprometer a estabilidade do veículo e os pneus devem estar em bom estado de rodagem.
  • Suspensão
Molas e amortecedores precisam ser vistoriados porque são responsáveis pela dirigibilidade do veículo. Os amortecedores devem estar com a pressão regulada para garantir estabilidade e controle em curvas e buracos.
É importante verificar vazamentos e garantir que as buchas não estejam com folga. Quando levar o veículo à oficina, avise sobre eventuais ruídos que tenha notado.
  • Iluminação
Verifique se as luzes de feio e ré, faróis e lanternas estão funcionando. Eles são componentes de segurança do veículo.
  • Palhetas do para-brisa
As borrachas ressecam com uso e exposição ao sol. Quando não estão em bom estadocomprometem a limpeza do vidro e prejudicam a visibilidade.
  • Óleo
Em média, o ideal é verificar o nível de óleo do motor a cada abastecimento. O procedimento deve ser feito com o carro parado há mais de cinco minutos em um terreno plano para que não aconteça erro de leitura.
  • Velas e bateria
Faça uma avaliação nas velas e na bateria.
  • Alinhamento e balanceamento
São essenciais para preservar os pneus. Recomenda-se fazê-los a cada 10 mil quilômetros. Além disso, o balanceamento é necessário a cada desmontagem/montagem de pneus nas rodas. Fique atento a eventuais trepidações quando dirigindo em alta velocidade – é um sinal de que também precisa ser feito.

doutissima.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema