evite acúmulo de bactérias na cozinha




Qual foi a última vez que você trocou a esponja de lavar louças? E aquele paninho usado para secar a pia? Seu escorredor de prato está realmente livre de impurezas? E o porta talher ?

Para expulsar de vez da sua cozinha os micro-organismos nocivos a saúde é necessário muito mais do que lavar a louça, limpar o chão e retirar o lixo. O processo de reprodução das bactérias permite sua rápida multiplicação, pois as mesmas se dividem.
 
Ou seja, de uma bactéria surgem duas e de duas quatro; de quatro bactérias surgem oito e assim sucessivamente. Em condições apropriadas essa reprodução ocorre em cerca de vinte minutos, portanto, em sete horas, uma única bactéria pode originar dois milhões de germes.

O primeiro passo para evitar a propagação destes agentes na sua cozinha é dar preferência a alimentos frescos e bem conservados, mantendo sempre bons hábitos de higiene.

Ao preparar as refeições esteja atenta:
- Mantenha os utensílios e equipamentos utilizados no preparo dos alimentos sempre em bom estado de conservação e limpeza.
- Não deixe os alimentos perecíveis em temperatura ambiente por longos períodos. Procure sempre manipular pequenas quantidades para evitar a exposição exacerbada a temperaturas inadequadas.
- Sempre que possível sirva os alimentos logo que estiverem prontos. Se for necessário esperar, mantenha a comida aquecida acima de 65ºC, em banho-maria, ou resfriada abaixo de 10ºC na geladeira..
- Nunca deixe os alimentos destampados. Mesmo guardados na geladeira. ou freezer eles devem estar bem protegidos.

Como limpar os paninhos?
É comum encontrar nas pias das cozinhas um paninho que assume função de coringa na limpeza. O tal paninho seca a pia, é usado para pegar a panela quente, limpar algo que entornou acidentalmente na geladeira, retirar o acúmulo de gordura do fogão...
 
 O paninho vai de um lado para o outro na cozinha e pode estar contaminando todo o ambiente. Evite utilizar o mesmo pano por longos períodos e para tantas funções diferentes.
- Nunca misture os panos de chão utilizados na cozinha com aqueles utilizados na limpeza do banheiro e outros cômodos da casa. Para que não haja confusão escolha cores ou materiais diferentes para cada local.
- Na cozinha, separe os panos destinados a limpeza de bancadas e pias, dos utilizados na limpeza da geladeira, por exemplo.
- Diariamente, lave os ?paninhos? da cozinha com detergente, desinfete com água sanitária e enxágue bem em água corrente.

Quando trocar de esponja?
A esponja talvez seja a maior vilã de sua cozinha. Mesmo usada com bastante frequência, em geral, as esponjas mantém a forma e a aparência e leva muito tempo para que uma esponja comece a esgarçar e apresentar um aspecto preocupante. Infelizmente, a boa forma esconde um desagradável conteúdo. Definitivamente, é na esponja que mora o perigo.
 
O correto é trocar de esponja de lavar louças uma vez por semana. Após este prazo o risco de contaminação por micro-organismos é enorme porque ao longo do tempo a sujeira penetra nas fibras da esponja tornando este ambiente úmido o lugar ideal para uma colônia de germes.

Outro equívoco muito comum na cozinha das mais extremosas donas de casa é deixar a esponja dentro do pote de sabão em pasta ou em um porta esponjas úmido. Após o uso a esponja deve ser lavada com água e detergente e guardada em local seco e limpo. A umidade é um atrativo a mais para os micro-organismos. Por isso, não se esqueça e troque sua esponja a cada sete dias.

E o escorredor?
Você lava a louça a cada refeição, limpa o fogão diariamente, guarda a esponja sempre limpa em local seco, mas acha que o escorredor de pratos não precisa de tanta atenção? Apenas um item na sua cozinha sem higienização adequada pode comprometer todos os outros, promovendo a contaminação dos alimentos.
 
O escorredor de louças também precisa ser limpo regularmente. Em geral, os materiais utilizados na fabricação deste acessório são de fácil manuseio e limpeza. Portanto, em poucos minutos sua cozinha estará realmente limpa.

- Lave seu escorredor com detergente neutro.
- Utilize uma esponja macia.
- Nunca use água sanitária, ácido ou solvente para limpar o escorredor.
- Após a lavagem, seque bem o escorredor.
- O ideal é repetir o processo sempre que o escorredor for usado. Não esqueça também de seguir estas dicas para lavar o porta talher.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas