Menstruação atrasada

Por que a menstruação pode atrasar?



Ansiedade e estresse

A angústia emocional pode sim alterar o ciclo menstrual e fazer com que a mulher não ovule em determinado ciclo, o que resultará em ausência de menstruação no mês.

Infecções

Viroses, como gripe, ou infecções simples, como cistite ou amigdalites também podem provocar desordem no ciclo menstrual. Alguns medicamentos para tratar essas doenças, inclusive, podem acabar desregulando a menstruação.

Ganho de peso

Engordar ou emagrecer muito rapidamente pode causar alterações hormonais. As células de gordura contribuem para a produção de estrogênio, hormônio responsável pelo amadurecimento dos óvulos, e quando há alteração de peso, o níveis dessa substância podem interferir na ovulação e na data da menstruação.

Problemas na tireoide

Mulheres que tomam medicamentos para distúrbios da tireoide podem sofrer pequenas alterações nos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos, que podem fazer com que a menstruação atrase.

Ovários policísticos

Mulheres diagnosticadas com a síndrome dos ovários policísticos apresentam, frequentemente, menstruação irregular, por produzirem androgênios (hormônios masculinos) em excesso. 

Menopausa

A menopausa começa, geralmente, entre os 45 e 55 anos e a falência dos ovários desregula o ciclo menstrual. As mulheres com mais de 35 anos que têm a menstruação atrasada muitas vezes devem procurar um ginecologista para investigar anormalidades.

Outra medicina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema