finanças

Planilha de orçamento pessoal

Monte sua planilha de orçamento pessoal e termine o mês no azul




Se você é do tipo que quando chega o fim do mês fica perdida, sem saber ao certo como e quanto gastou e acaba se atrapalhando na hora de pagar as contas, saiba que é possível evitar este transtorno. Antes de qualquer coisa, é preciso saber que controlar e documentar todas as suas despesas pessoais é fundamental para manter as finanças em dia.

Como fazer uma planilha de orçamento pessoal?

Para começar, vale usar um caderno, um bloquinho para anotar tudo o que você gastou no mês. Mas com um pouco mais de empenho, vale a pena separar as contas por tipo, controlar suas despesas e ter um histórico completo do que você ganha, do dinheiro que você gasta e como gasta.
Existem diversos sites na internet que disponibilizam modelos de planilha de orçamento pessoal fáceis de serem usadas e que podem ser baixadas gratuitamente, vale a pena procurar.
Fazer uma planilha de orçamento pessoal vai ajudar você a ter mais disciplina e ainda ter uma visão geral de como seu salário está sendo utilizado. Verifique se tudo que você gasta é realmente necessário, descubra onde estão os excessos.
A planilha ajuda ainda a observar o que deve ser mantido e o que deve ser cortado para resolver seus problemas financeiros. Dá até para guardar um pouquinho e usar o dinheiro para uma viagem, para o carro novo ou até usar a reserva em caso de emergência.
Para que o controle das suas finanças funcione, não adianta se empolgar, começar a fazer a planilha de gastos pessoais e parar no meio do caminho. É preciso atualizá-la constantemente.

Esta planilha pode ser um começo...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar