Inspiração Juvenil


Já Roubou Alguém?


Não roube. Êxodo20:15

Um dia destes, li uma história interessante. Certa vez, uma menina de oito anos estava passeando pelo shopping, próximo da sua casa, com algumas amigas. Ela viu um dinheiro sobre o balcão de uma loja e o pegou. A balconista viu e a chamou de ladra. Segurou-a pelo braço e a levou até seus pais. A menina estava aos prantos, e os pais ficaram desesperados com a situação. Algumas pessoas mais próximas esperavam que os pais batessem e punissem a filha, mas os pais desejavam educá-la para a vida e mostrar-lhe o quanto a amavam. Chegando em casa, os pais fizeram algo inusitado. Deram à garota o dobro do valor que ela havia furtado e lhe disseram que ela era muito mais importante para eles do que todo o dinheiro do mundo. Explicaram que a honestidade e a dignidade não têm preço, pois nem mesmo toda a riqueza do mundo vale mais que essas virtudes.

A sabedoria dos pais transformou uma situação crítica em um momento mágico de educação, de extrema beleza, e a menina jamais esqueceu aquela lição. Os pais valorizaram mais a filha do que seu erro. E isso fez a diferença. Em vez de punição, educação. Em vez de condenação, perdão. Em vez de agressividade, diálogo. Em vez de rigor, amor.

Tenho que confessar que achei essa história linda e digna de ser seguida. Mas preciso confessar também que, se eu fosse o pai dessa menina, ficaria muito tentado a acrescentar um bom castigo. Isso é muito sério. Roubar é algo deplorável que precisa ser condenado. É claro que esse roubo não fez da menina uma ladra, mas todo cuidado é pouco quando falamos de pecado!

Espero que você nunca tenha roubado alguém. Mas, se em algum momento você errou, saiba que você vale muito mais para Deus – muito mais mesmo. Não importa a quantia ou o que, roubar sempre fará você pior do que é. Nunca vi alguém normal viver em paz roubando.

Conheci uma menina que roubava tudo por prazer, mas ela era doente, tinha cleptomania. Espero que esse não seja seu caso e que você tenha como princípio nunca roubar nada de ninguém. Nem dinheiro, nem objetos, nem ideias, nem sentimentos, nem nada. Já roubou alguém? Então, arrependa-se, restitua e seja feliz!

Extraído do Livro: uma Pergunta de cada Vez
Inspiração Juvenil 2011 autor: Ivan Saraiva
CPB



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas