Exames de rotina

Um compromisso com a sua saúde



Consulte o médico regularmente para previnir futuras complicações

Mesmo que não sinta nenhuma dor ou desconforto físico, vale a pena visitar o médico uma vez por ano.
Muita gente não sabe, mas esse procedimento deve ser realizado a partir dos 15 anos de idade, conforme orienta o dr. Abraão José Cury, presidente da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Médico Assistente da Universidade Federal de São Paulo.

Durante a consulta, o profissional vai avaliar fatores de risco para doenças, histórico familiar, condição física e também seus hábitos de vida. Vai medir a pressão arterial e solicitar alguns exames para completar o diagnóstico. Os fumantes devem ser submetidos a uma radiografia do tórax todos os anos.

Várias avaliações
Dosagens do colesterol e do nível de açúcar no sangue são alguns dos exames que devem ser realizados a cada dois anos até os 30 anos e anualmente depois disso. " Mas pessoas com antecedentes familiares de colesterol elevado e diabetes devem, desde cedo, fazer esses exames todos os anos", alerta o médico. A partir dos 40 anos, homens e mulheres precisam checar a taxa  de ácido úrico, cuja elevação provoca a gota, e TSH, que mostra o funcionamento da tireóide.

Saúde da mulher
A partir do início da atividade sexual, procure um ginecologista. é o profissional indicado para tratar a saúde da mulher, que precisa anualmente fazer  o Papanicolau, capaz de detectar cancêr de colo do útero. A partir dos 40 anos, entram na rotina o ultrassom e a mamografia, exames para previnir o cancêr de mama. Pacientes que têm antecedentes familiares com a doença devem ser submetidas a esses dois últimos exames assim que completarem 30 anos.

Bate, coração
A partir dos 35 anos, o ideal é fazer uma avaliação cardiológica a cada dois anos, quando serão realizados
vários exames específicos.

Clube do bolinha
Os homens devem fazer, a partir dos 40 anos, a dosagem do PSA ( uma proteína chamada Antígeno Prostático Específico), exame importante para a exclusão de possíveis tumores da próstata. Vale lembrar
que nenhum exame substitui a avaliação médica. A dosagem do PSA complementa o exame do toque, feito pelo médico.

Exames sofisticados
"Os exames básicos são capazes de detectar muitos problema", garante o dr. Abraão José Cury, Segundo ele, ressonância magnética, medicina nuclear e tomografia não são exames de rotina nuclear de rotina e devem  ser realizados apenas para complementar a investigação de alterações identificadas nos exames iniciais. Também podem ser indicados para acompanhar a saúde de pacientes com histórico de doenças graves.



Coop Revista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema