limpeza de sofá



Por serem peças de custo relativamente elevado, sofás não são trocados frequentemente e ainda que a decoração da casa seja alterada, a tendência é que ele permaneça por alguns anos. Por isso, uma limpeza e manutenção correta dos sofás é fundamental para garantir que o item se mantenha conservado, limpo e com aquela carinha de novo. Confira algumas dicas de como limpar seu sofá e conservar a limpeza por mais tempo. Veja o que você não deve utilizar na limpeza e saiba como se livrar de manchas 
O tipo de limpeza a ser escolhido dependerá do material que o sofá é feito. Atualmente estão disponíveis no mercado sofás feitos em grande diversidade de materiais:  algodão, couro, linho, camurça, veludo, napa, courinho e outros.
Por isso, antes de realizar a limpeza é necessário saber exatamente qual é o tipo de material do sofá. Também é importante verificar a etiqueta na parte inferior do sofá, onde se encontram os símbolos de instrução de limpeza:
  • Uma etiqueta com o símbolo P significa processo normal de lavagem a seco. Esse tipo de lavagem pode ser feita através de panos de limpeza a seco que são vendidos em supermercados. Aspire o sofá e passe o pano por toda a superfície.
  • O símbolo W significa processo normal de limpeza a úmido, que é a forma mais comum de limpeza onde se utiliza água e produtos específicos, como detergente.
  • A letra F na etiqueta de instrução significa limpeza a seco profissional. Nesses casos a recomendação é não proceder com a limpeza em casa e procurar uma empresa especializada.
  • A letra O significa lavar em água fria.

Limpeza a seco ou com pano úmido? Qual é a ideal?

Tecido, linho e veludo:
 Segundo os especialistas solução caseira muito útil na limpeza de sofás de tecido é a seguinte: misture um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Umedeça um pano limpo nesta mistura e passe no sofá. “Se houver manchas mais difíceis de remover, repita o processo com uma esponja mais embebida nesta solução e passe um pano seco após, deixando secar naturalmente”, orienta, o vinagre além de limpar, tira o cheiro e deixa o tecido macio. Faça esta limpeza pelo menos uma vez por mês.
Couro: No caso dos sofás de couro, napa ou courino a orientação é passar apenas um pano úmido com uma solução de água e sabão neutro (detergente). Para conservar o couro e evitar rachaduras a orientação de Adriani é aplicar a cada três meses, vaselina ou silicone líquido com uma flanela sobre o sofá.
Camurça: “Para tecidos de camurça é aconselhável passar somente um pano umedecido em água e detergente neutro para retirar a sujeira. Deve-se escovar o sofá uma vez por semana com uma escova própria para camurça”, orienta a Personal Organizer. Se qualquer líquido cair sobre o tecido o ideal é secar imediatamente.

fonte
:http://www.dicasdemulher.com.br/como-limpar-sofa-dicas-praticas-para-uma-limpeza-completa/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

conheça os tipos de açúcar