Catarata
A catarata é uma doença causada pela opacificação da lente ocular, cientificamente chamada de cristalino. O cristalino é uma lente natural do olho humano responsável pela focalização da luz sobre retina. A retina está localizada no fundo do olho, sendo responsável pela conversão da luz em estímulos elétricos que, por sua vez, serão transformados em imagens pelo cérebro.
Portanto, se o cristalino estiver embaçado ou opacificado (catarata), a luz chegará de forma insuficiente na retina, prejudicando a qualidade da visão. Com o passar do tempo, a catarata pode se agravar até causar cegueira. Por isso é fundamental conhecer os sintomas que identificam a doença, visando diagnóstico e tratamento adequados
3 - Cristalino transparente. 4 - Cristalino opacificado
(Normal) (Catarata)
Os sintomas mais comuns da catarata são:
- Visão turva, borrada ou embaçada.
- Grande dificuldade para enxergar à noite.
- Aumento da sensibilidade ocular à luz.
- Percepção de uma espécie de aura em volta de focos de luz.
- Necessidade de ter luzes fortes para ler de forma adequada.
- Mudanças freqüentes de óculos ou lentes oculares para melhor enxergar.
- As cores parecem ficar mais amareladas.
- Visão dupla, quando se tenta enxergar apenas com um olho, ocorre mais raramente.
Através da identificação destes sintomas, o cidadão deverá procurar uma consulta com um oftalmologista.
Para se prevenir da catarata, é preciso conhecer suas causas, assunto que será discutido na página a seguir.
Causas da catarata:
- Senilidade: a causa mais comum da catarata é o envelhecimento. Os cientistas não sabem explicar ao certo o que causa a opacificação do cristalino com o passar do tempo, mas acreditam que os radicais livres possam ser os principais responsáveis pela doença. A fumaça do cigarro e os raios ultravioletas sãos as principais fontes geradoras de radicais livres.
- Catarata congênita: a criança nasce com a doença, podendo ser decorrente de infecções intra-uterinas ou má formação do globo ocular.
- Catarata traumática: ocorre após acidentes com o olho e, geralmente, é unilateral. Mesmo sem perfuração do olho, o trauma pode provocar a opacificação do cristalino.
- Doenças metabólicas: o diabetes é a doença mais relacionada com o aparecimento da catarata. Nestes casos, a catarata de desenvolve mais precocemente e a perda visual pode ser mais rápida.
- Secundária a medicamentos: alguns medicamentos como os corticoides (ex: prednisona, dentre outros), quando utilizados por longos períodos, podem causar catarata. Do mesmo modo, o uso de determinados colírios por longo período, também pode levar à opacificação do cristalino.
- Outras causas: algumas infecções ou inflamações do globo ocular também podem levar a problemas de catarata.
Fonte:
encarte Cema Hospital
http://www.bancodesaude.com.br/catarata/causas-catarata
Comentários
Postar um comentário