Trabalho didático

Possibilidade de organização




Atividade permanente
Também chamada de atividade habitual, é realizada regularmente ( todo dia, uma vez por semana ou a cada 15 dias). Ela serve para construir hábitos e familiarizar os alunos com determinados conteúdos, por exemplo: a leitura diária em voz alta com que os estudantes aprendam mais sobre a linguagem e desenvolvam comportamentos leitores.

Atenção ao planejar esse tipo de tarefa, é essencial saber o que se quer alcançar, que materiais usar e quanto tempo tudo vai durar. Vale sempre contar para as crianças que a atividade qm questão será recorrente.

Sequência didática
Conjuntos de propostas com ordem crescente de complexidade. O objetivo é focar conteúdos particulares, numa ordenação com começo, meio e fim. è preciso prever o tempo e distribuir as  sequências em meio aos projetos e atividades permanentes.

Atenção é comum confundir essa modalidade com o trabalho do dia a dia. A questão é há continuidade? não esqueça que as vezes você pode estar usando uma coleção de atividades e pensando que em sequência.

Projeto:
Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelas crianças. Lembre-se que este processo costuma partir de um desafio ou situação problema.

Atenção o erro mais comum é um certo descaso pelo processo de aprendizagem, com um execisso cuidado em relação à chamada culminância ( a elaboração do produto final).


fonte:
Revista Nova Escola

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

conheça os tipos de açúcar