Consumismo infantil
Dar exemplo é sempre melhor
Nos nossos dias as crianças estão a cada dia mais inteligentes e ditando conceitos, sabendo o que querem e quando querem. Isso causa grandes conflitos entre familiares, pois os pais as vezes se sentem acuados, sem saber o que fazer.
A culpa que sentem por passarem pouco tempo com eles, quase os obriga a agradar e comprar tudo o que pedem, uma forma de compensação.
Nada mais justo que dialogar com os filhos lhes mostrando como está as finanças da família, deve-se aprender junto como economizar ou o que comprar, se é viável naquele momento, sem prejuízos para o orçamento familiar.
Ensinar aos filhos como usar o dinheiro, é uma tarefa dos pais, comprar algo que não precisa, para ostentar não é legal, procurar admiração e simpatia dos colegas por causa das coisas que possue fatalmente trará para o seu lado falsos amigos, que na primeira oportunidade decepcionarão seus pequenos.
Portanto, Cuide par ter uma personalidade positiva, consumir é bom , mas sempre com moderação e dentro dos projetos familiares, dívidas só trazem dor de cabeça e mal estar para todos. O comportamento dos pais de comprar compulsivamente, sem a devida avaliação da necessidade e possibilidade da compra, vira um exemplo deplorável que os filhos irão seguir, como se ter fosse a solução para todos os problemas.
Algumas dicas que facilitam no aprendizado financeiro da família:
- Limitar os gastos é uma boa estratégia
- esperar o momento certo
- valorizar o que se possui
- aprender o não
- valorizar os projetos familiares
- participar do planejamento das finanças
As crianças desde pequenas precisam de orientação financeira, assim, serão adultos conscientes que valorizam o trabalho e sabem gastar sem endividamentos desnecessários...
saber mais:
Administração Eficaz
Comentários
Postar um comentário