esponja x higiene
Sabe qual o item mais sujo da sua casa? Aquele que você usa diariamente para a “limpeza”, a esponja de cozinha. Estudos apontam que existem 10 milhões de bactérias por metro quadrado em uma “bucha” de cozinha. Isso mesmo, uma esponja pode conter até 200 vezes mais germes e bactérias do que um assento sanitário. Já imaginou?!
As empresas trabalham para desenvolver materiais que vão ajudar na limpeza sendo mais eficazes no uso doméstico. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados para que uma má higienização da bucha não traga problemas sérios e riscos a saúde.
Por isso, aqui vão algumas dicas de como esterilizar sua esponja:
- No micro-ondas: É bem simples! Ainda molhada, aperte bem para tirar o excesso de água e coloque a esponja dentro do micro-ondas por 2 minutos. Pronto! A estará pronta e esterilizada para o uso! (Cuidado, confira antes se a sua esponja não contém pedaços metálicos na bucha!).
- Com produtos: Outra forma de desinfetar sua esponja é fazendo uma mistura com uma colher de água sanitária, vinagre ou Lysoform e enxaguando bem antes de usá-la.
.
Existem diversas buchas: para lavar louça, tomar banho, limpar parede, esfregar o chão, banheiro, etc. Fazer o uso correto do tipo de bucha a ser utilizado também vai fazer uma grande diferença no acabamento do serviço doméstico.
Por exemplo: esponja para lavar louça tem um lado macio para não riscar os utensílios e o outro lado para limpeza pesada. Já as buchas para banheiro são bactericidas. Além disso, já existem buchas específicas para limpar paredes com risco de giz de cera, lápis e até canetas (solução perfeita para quem sofre com os filhos artistas!)
Meu último conselho: Leia a embalagem e veja as especificações antes de comprar sua esponja! Veja exatamente para qual finalidade ela foi desenvolvida e também em qual área da casa ela deverá ser utilizada! Não compre pela cor ou pelo tamanho. Imagine um dia receber alguém na sua cozinha tendo sobre a pia uma esponja para lavar banheiro! Nada agradável, não é mesmo?
fonte:
vida e Saúde
Comentários
Postar um comentário