Nutrição esportiva vegana
O nosso corpo necessita de energia para se movimentar durante os exercícios e também para se recuperar após a prática dele. Para isso, é necessário se alimentar corretamente não só antes de se exercitar, mas também durante e depois. Para você não se arriscar, nós vamos te dar algumas dicas.Mas não se esqueça: a prática de exercícios e a dieta adequada precisam da instrução de um profissional da área!
Pré-treino
Para que o exercício “renda”, o nosso corpo precisa de carboidratos. Eles são fonte de energia para o músculo durante a atividade. “ Eles garantem um estoque de glicogênio muscular e hepático, o que é importante para o desempenho e também evita o catabolismo muscular”, explica Barbara Rodriguez, nutricionista da Nutri Import.
As melhores opções desse grupo alimentar são pães integrais, aveia e batata doce. O ideal é que o consumo seja, pelo menos, 30 minutos antes do exercício.
Assim como há ótimas opções, a nutricionista e fitoterapeuta, Tércia Lorcena, alerta para o que não deve ser ingerido: “proteínas e gorduras, que são difíceis de digerir”, garante.
Pós-treino
Esse é o momento em que é necessário recuperar o tecido muscular. “Esta alimentação deve ser focada em repor os estoques de glicogênio, de micronutrientes e, especialmente, em reparar as perdas proteicas”, esclarece Barbara. Para isso, a refeição feita após o treino deve ser rica em proteínas e carboidratos. Pães integrais, shakes de proteína e banana com amendoim são ótimas opções para esse momento.
Dá-lhe água…
A hidratação deve acontecer em livre demanda para que não haja desidratação. “Quando o corpo está desidratado há queda no desempenho e, em casos mais graves, convulsões”, completa Barbara.
Fique atento!
Segundo Tércia, as barrinhas classificadas como “nuts” são mais saudáveis: “elas possuem castanhas variadas, que são ricas em proteína vegetal e carboidratos complexos”, conclui.
http://presuntovegetariano.com.br/artigos/nutricao-esportiva-vegana/
Comentários
Postar um comentário