saúde
A realização de exercícios aumenta a produção de calor, elevando assim a temperatura corporal.
Nosso corpo é capaz de perder calor de diversas maneiras como por exemplo, pela transpiração (sudorese). A sudorese implica em perda de calor por meio da eliminação de água e letrólitos pelo organismo. Por isso, quem pratica atividades físicas deve ficar atento à hidratação do organismo, para que a perda de água não se torne em fator crítico ou maléfico à saúde.
As taxas de sudorese durante o exercício dependem da temperatura e umidade do ambiente. Assim, em ambientes quentes e com umidade elevada, a desidratação e a elevação de temperatura que a acompanha ( hipertermia) são as causas mais importantes da fadiga durante o exercício.
Além da redução da performance em exercícios aeróbios e anaeróbios, mexiste o risco potencial de o individuo desidratado estar sujeito a problemas de saúde.
Os sinais da ocorrência de desidratação:
- perda de energia
- diminuição da performance
- cãibras
- dor de cabeça
- pele úmida e fria
- náuseas
- pele seca
- temperatura corporal elevada
- confusão e inconsciência
Para manter-se hidratado:
Antes do exercício:
4 horas antes do exercício deve-se ingerir aproximadamente 5-7 ml/kg de peso corporal ( 350-500ml) de água ou bebida esportiva ( isotônicos).
Durante o exercício:
Tome aproximadamente 150-250 ml de bebida a cada 15-20 minutos. Evite beber água pura quando o exercício durar mais de 30 minutos: a ingestão de bebidas contendo carboidrato e sódio são muito i,portnte em atividades muito prolongadas.
Após o exercício:
A rápida reposição hidrica (450-675 ml/cada 0,5 kg de peso corporal perdido) pode ser acompanhada de pequenas porções de alimentos sólidos contendo carboidratos, proteínas e sódio para acelerar a recuperação hidrossalina, glicemia e acelerar e ressíntese de glicogênio muscular.
fonte:
Revista Roldão
Comentários
Postar um comentário