Educação
E se os pais não sabem ler?
O escritor e roteirista de cinema sueco Max Lundgren, um apaixonado autor de livros para crianças e jovens, disse tudo em poucas palavras, quando falou dos livros ilustrados.
As três finalidades mais importantes do livro ilustrado:
1- promover o encontro da criança com a ilustração e com a arte
2- promover o encontro da criança com a literartura
3- promover o encontro da criança com seus pais.
Pessoalmente, considero essa última finalidade como a mais importante.
É isso mesmo: as crianças se tornam leitoras no colo de seus pais, mesmo que os pais não saibam
ler ou tenham dificuldades de leitura.
Por uma razão muito simples: acima de tudo, a pura interação com os pais e os materiais de leitura
são a coisa mias importante para as crianças pequenas, mesmo que não aconteça leitura de texto
propriamente dita.
Muitas vezez os pais não reconhecem sua capacidade de leitura, não sabem que podem ajudar, e as escolas se esquecem de informar a comunidade sobre a importância de ler com as crianças de todas as idades.
Se você conhece pais e mães que não sabem ler
ou que tem dificuldades para fazê-lo, passe para eles idéias de coisas que precisam saber e podem fazer para ajudar no desenvolvimento da leitura de seus filhos.
Viver com os filhos uma boa experiência contando histórias reais de suas vidas, ou imaginárias, ou inventadas a partir de imagem e de livros ilustrados sem palavras.
Se a experiência for gostosa e alegre, não existe maneira errada de ler junto com a criança
É possível ler e folhear livros com as crianças em praticamente qualquer lugar e,
em geral, elas querem mais.
Levar os filhos a bibliotecas mostrar que elas existem, o que oferecem e o que se faz lá dentro -
isso todo mundo pode e deveria fazer, tanto os pais que sabem ler como os que não sabem.
É incrível o quanto essas visitas são úteis para desenvolver atitudes positivas em relação à leitura e à cultura em geral !
Ao levar uma criança a uma biblioteca, o adulto presta dois grandes favores a ela: aumenta seu acesso à cultura e mostra que a leitura é coisa valiosa e agradável...
Vale a pena insistir, o importante é o processo de mexer com livros, lidar com eles, folhear, tomar posse.
Aprender a ler vem depois.
Muito tempo antes de aprender a ler, as crianças pequenas praticam habilidades fundamentais que os pais não alfabetizados podem proporcionar: descobrir a palavra impressa, segurara um livro e virar as páginas,
reconhecer as letras e os sons da fala ( dizer palavras que começam com o som A, por exemplo), fazer
rimas, brincar com palavras, desenhar e rabiscar ( fazer de conta que escreve).
Qualquer coisa que o pai e mãe fizerem com a intenção de ajudar no desenvolvimento da leitura
vai ser útil.
Se a criança Já está na escola e sabe ler, os pais que não foram alafabetizados podem ajudar enormemente,
pedindo para que leia em voz alta, mostre seu trabalho escolar, explique o que está aprendendo.
Fonte: Instituto Ecofuturo
panfleto Passaporte da leitura Brincar de ler
Ler é preciso 2011
O escritor e roteirista de cinema sueco Max Lundgren, um apaixonado autor de livros para crianças e jovens, disse tudo em poucas palavras, quando falou dos livros ilustrados.
As três finalidades mais importantes do livro ilustrado:
1- promover o encontro da criança com a ilustração e com a arte
2- promover o encontro da criança com a literartura
3- promover o encontro da criança com seus pais.
Pessoalmente, considero essa última finalidade como a mais importante.
É isso mesmo: as crianças se tornam leitoras no colo de seus pais, mesmo que os pais não saibam
ler ou tenham dificuldades de leitura.
Por uma razão muito simples: acima de tudo, a pura interação com os pais e os materiais de leitura
são a coisa mias importante para as crianças pequenas, mesmo que não aconteça leitura de texto
propriamente dita.
Muitas vezez os pais não reconhecem sua capacidade de leitura, não sabem que podem ajudar, e as escolas se esquecem de informar a comunidade sobre a importância de ler com as crianças de todas as idades.
Se você conhece pais e mães que não sabem ler
ou que tem dificuldades para fazê-lo, passe para eles idéias de coisas que precisam saber e podem fazer para ajudar no desenvolvimento da leitura de seus filhos.
Viver com os filhos uma boa experiência contando histórias reais de suas vidas, ou imaginárias, ou inventadas a partir de imagem e de livros ilustrados sem palavras.
Se a experiência for gostosa e alegre, não existe maneira errada de ler junto com a criança
É possível ler e folhear livros com as crianças em praticamente qualquer lugar e,
em geral, elas querem mais.
Levar os filhos a bibliotecas mostrar que elas existem, o que oferecem e o que se faz lá dentro -
isso todo mundo pode e deveria fazer, tanto os pais que sabem ler como os que não sabem.
É incrível o quanto essas visitas são úteis para desenvolver atitudes positivas em relação à leitura e à cultura em geral !
Ao levar uma criança a uma biblioteca, o adulto presta dois grandes favores a ela: aumenta seu acesso à cultura e mostra que a leitura é coisa valiosa e agradável...
Vale a pena insistir, o importante é o processo de mexer com livros, lidar com eles, folhear, tomar posse.
Aprender a ler vem depois.
Muito tempo antes de aprender a ler, as crianças pequenas praticam habilidades fundamentais que os pais não alfabetizados podem proporcionar: descobrir a palavra impressa, segurara um livro e virar as páginas,
reconhecer as letras e os sons da fala ( dizer palavras que começam com o som A, por exemplo), fazer
rimas, brincar com palavras, desenhar e rabiscar ( fazer de conta que escreve).
Qualquer coisa que o pai e mãe fizerem com a intenção de ajudar no desenvolvimento da leitura
vai ser útil.
Se a criança Já está na escola e sabe ler, os pais que não foram alafabetizados podem ajudar enormemente,
pedindo para que leia em voz alta, mostre seu trabalho escolar, explique o que está aprendendo.
Fonte: Instituto Ecofuturo
panfleto Passaporte da leitura Brincar de ler
Ler é preciso 2011
Comentários
Postar um comentário