Hibiscos




Os Tipos de Hibisco

Como já dissemos acima existem alguns tipos de Hibisco, conheça cada um deles em detalhes abaixo:
  • Singelas – As flores que tem 5 pétalas, são sobrepostas e separadas (lembra um moinho de vento).
  • Semidobradas – As flores de Hibisco que tem mais uma a três pétalas vindas do centro.
  • Dobradas – As flores que tem mais de 5 pétalas que vem do centro.
  • Miniaturas – As flores que tem menos de 5 cm de diâmetro, são simples ou dobradas. 

Composição Ideal da Terra Para Plantar Hibiscos

Abaixo uma sugestão de composição, mas você pode substituir elementos como o esterco de gado por fertilizante.
  • 10% maravalha de madeira (serragem grossa)
  • 10% barro vermelho ou amarelo
  • 30% Terra
  • 50% Esterco de gado

Como Plantar Hibiscos

Uma coisa importante é plantar os seus hibiscos logo depois de comprá-los. Além disso, saiba que os cuidados começam já na hora de retirá-los da embalagem. Não retire o esfagno que envolve a raiz, retire somente o saco plástico que envolve a raiz.
Comece plantando os seus hibiscos em vasos ou sacos plásticos que fiquem a meia sombra, durante um período de uns 20 dias. Regue as suas plantas diariamente se estiver num período de muito calor.
Depois desses 20 dias é importante plantar os seus hibiscos num local definitivo, pode ser a meia sombra ou mesmo no sol total. Uma dica importante para quem pretende plantar os hibiscos em jardineiras ou vasos é garantir uma profundida de uns 40 cm.

Os Cuidados

A Poda

A poda é muito importante para o Hibisco, uma dica é fazer uma poda anual no final do mês de maio ou então dos meses que não R no nome. Corte os galhos no sentido diagonal reduzindo pela metade o seu tamanho.
Vale ressaltar que se forem realizadas podas assertivas durante o crescimento do Hibisco evitando a bifurcação de tronco essa planta pode crescer com uma forma de arvoreta.

O Ambiente e o Clima

O Hibisco precisa de locais com boa luminosidade para conseguir crescer. A iluminação pode ser direta da luz do sol. No caso de você estar pensando em deixar os seus hibiscos num local com pouca iluminação deixe-os pelo menos nos primeiros dias em exposição ao sol.
Essa planta prefere um clima tropical, mas pode se adaptar bem a outros climas desde que tenha boa iluminação. Um hibisco que não tem contato com o sol é um hibisco que não cresce de forma saudável.
A Drenagem
Quando os hibiscos são plantados em vasos ou jardineiras precisam de drenagem para que haja um bom desempenho das plantas. Uma forma de fazer uma boa drenagem é com a ajuda de pedra brita. Coloque a pedra brita nuns 5 cm como forração do fundo da jardineira ou vaso.

A Multiplicação

A multiplicação dos hibiscos deve ser feita por estaca durante a primavera ou no fim de fevereiro.

O Solo e a Rega

O solo onde estão os hibiscos precisa estar sempre úmido, porém, tome muito cuidado para não encharcar as raízes da planta. A rega durante o verão é muito importante, uma boa dica se na sua região faz muito calor é regar uma vez pela manhã e outra no final da tarde. Nos meses mais frios do ano basta uma rega diária.
No caso de plantar os seus hibiscos no jardim de casa mantenha o solo sempre úmido e coloque adubo mensalmente. Mantenha o seu hibisco sempre adubado para ajudar a protegê-lo de problemas como o ataque de pragas. A adubação ideal para hibiscos costuma ser uma composição de NPK 10-10-10.
Prepare o adubo de acordo com as indicações da embalagem, geralmente esse tipo de adubo deve ser aplicado no começo da primavera. Repita o processo de adubação de 40 em 40 dias.
Ainda vale a ressalva de que os hibiscos sofrem muito mais por excesso de água do que por falta da mesma.
http://flores.culturamix.com/flores/naturais/cuidados-com-hibiscos-flores-grandes-e-coloridas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

conheça os tipos de açúcar