Aranha Marrom


Tamanho e características

A aranha marrom é o segunda espécie de aranha mais venenosa e a primeira que contém mais mortes por todo o mundo. Ela possui cerca de sete a 15 mm de comprimento, incluindo o tamanho de suas patas. Possui um veneno necrosante, que além de matar todas as células que ficam perto de onde sua picada foi dada, é bastante perigoso sendo 15% das vezes fatal se não for procurado cuidados médicos, número baixo, porém preocupante.

Habitat da Aranha Marrom

É uma aranha que não tem uma região específica de vivência, habitando praticamente todo o globo. Sua ação é realizada na parte noturna, mantendo-se escondida sobre folhas, tijolos, galhos, ou qualquer outro ambiente escuro que lhe possa oferecer abrigo durante o dia e à noite, sai para caçada. É mais encontrada na época de verão. É um inseto que não é agressivo, atacando somente para defender-se.

A Picada e o Veneno da Aranha Marrom

aranha marrom é extremamente venenosa, e é conhecida por que tem uma picada que é capaz de matar o local onde o veneno atingiu, fazendo a pele apodrecer (necrose). Elas possuem seis olhos de cor branca, e podem medir até 12 centímetros, e obviamente, como o nome diz, todas tem a cor marrom. Normalmente elas são encontradas na natureza e são prejudiciais até para os animais que entram em contato com essa perigosa aranha, alguns Insetos e Aranhas até podem conviver com certa harmonia.Essa aranha pode se alimentar de pequenos insetos como grilos ou louva-a-deus, por exemplo.

Inofensividade aparente

Seu tamanho pequeno não amedronta, fazendo muitas pessoas com pouco conhecimento sobre as aranhas, pensarem que a cuja não é venenosa, assim acabam entrando em contato com a aranha e sendo picados. A aranha marrom se caracteriza também por não atacar, não é um aracnídeo nada agressivo, muito pelo contrário, na área doméstica elas costumam passar os dias escondidas atrás de móveis ou em peças da casa que não sejam muito frequentadas, e só saem dos seus “esconderijos” á noite.

A aranha marrom ataca seres humanos?

Elas praticamente nunca atacam as pessoas, apenas se defendem quando encostamos nelas sem intenção, o caso mais comum é durante o sono de noite exatamente no horário em que elas perambulam pelas casas, as pessoas – inconscientes enquanto dormem – podem acabar deitando em cima da aranha, se ela estiver em cima da cama, ou também, outro caso muito popular é quando calçamos os sapatos, muitas vezes colocamos os calçados sem olhar dentro, e é exatamente lá que elas se escondem. A picada da aranha marrom não costuma doer como a picada de uma Abelha, aliás não se sente nada, porém, cerca 14 horas depois o local da picada começa a ficar inchado e a vítima começa a sofrer de fortes dores de cabeça e febre, pode ocorrer também escurecimento na urina. Por incrível que pareça, comparado com o tamanho do animal, 1,5% dos casos em relação a picadas com a aranha marrom resultaram na morte do paciente. Este é um dado importante, portanto não esqueça de tomar mais cuidado.

Tratamento em caso de picada

Logo depois que você perceber a picada a coisa mais indicada é ir correndo procurar um médico, pois sem tratamento, o efeito do veneno vai ficando cada vez mais forte. Não se pode esquecer também que a quantidade que veneno que a aranha libera é variável e isso diferencia muito na seriedade da picada, por exemplo, se a aranha liberar pouco veneno o seu risco é bem menor e pode não demorar a ser curado, porém, se a aranha marrom tiver liberado muito veneno o caso é bem mais complicado e corre sérios riscos, inclusive de vida. Devemos tomar muito cuidado com essas aranhas, não só as aranhas-marrons mas todo o tipo delas, muitas são enormes e horríveis como a Tarantula e aparentam ser muito perigosas, e muitas vezes são as que quase não tem veneno, já as pequenas, a maioria das vezes ignoramos, então tome cuidado, pois elas podem ser as mais perigosas.

http://animais.culturamix.com/informacoes/insetos-e-aranhas/aranha-marrom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

conheça os tipos de açúcar