limites e os filhos pequenos
Ensinar os filhos que existe limites para suas ações, não é uma coisa fácil...
Educar é uma tarefa das mais difíceis, pois formar adultos de caráter, que entenda o mundo onde vive, seja cidadãos conscientes, siga as regras de convivência, é necessário começar cedo.
Na maioria das vezes tentando acertar os pais erram, com receio de frustar o futuro dos filhos, os pais acabam sendo permissivos demais e passam a ceder as exigências deles.
Não podemos inverter os papéis dentro do âmbito familiar. Os filhos precisam adquirir confiança nos pais e vice versa. Os filhos usam a birra e as lágrimas como arma contra os pais, que devem naturalmente conversar com eles, mostrando que os ama, mas que não vão ceder, as regras devem ser respeitada por todos.
Até os 7 anos:
Características da idade
A criança é muito voltada a si, está em descoberta. É natural ter vontade de experimentar tudo que a cerca, o que as vezes, pode ser perigoso. Quando o adulto interfere para impedir algo, costuma reagir com choro e agressividade, porque não tem poder de argumentação.
Testam a paciência:
- usa o choro
- resiste em obedecer
- cria dramalhão em público
- manipula a seu favor o responsável mais sensível
Desafio dos pais:
Compreender que, negar algo ao seu filho é saudável, a criança pode reagir com raiva, pois foi contrariada, mas isso não fará que o amor que os une seja menor. Mantenha a decisão e mostre para a criança até onde ela pode ir.
Como lidar com eles:
Não ceder as birras, fará com que aos poucos a criança perceba que o choro não é um recurso viável. É muito ruim quando em casa tudo pode, não existem regras e as brigas e desavenças são constantes.
Nas escolinhas as crianças vão precisar viver com regras pre estabelecidas, se os pais não impor limites, será muito desgastante para todos o convivio em sociedade escolar. Cobre cooperação, converse mais com ela, o amor e a sinceridade podem realizar muito pela sua família.
fonte:
Consultório de família
Comentários
Postar um comentário