como aumentar a glicose em caso hipoglicemia
O que é a hipoglicemia?
Antes de discutir como tratar a hipoglicemia de maneira saudável, é importante entender como funciona este quadro. É classificado como hipoglicêmico o paciente que apresenta menos que 70mg/dL de glicose no sangue, desenvolvendo sintomas como mal estar, náuseas, vômitos, fraqueza e, em níveis mais graves, perda de consciência com possível evolução para o coma. São várias as causas que levam o paciente a evoluir para um quadro de hipoglicemia, porém os mais comuns ainda são longos períodos de jejum, diabetes mellitus descontrolada e excesso do consumo de álcool. O tratamento imediato é semelhante para todas as causas: oferecer alguma quantidade de açúcar para tentar elevar o nível da glicemia sanguínea.
Aumentando a glicemia de maneira saudável
A melhor solução para elevar a glicemia em um indivíduo com baixa dos níveis de glicose no sangue é, sem sombra de dúvidas, a ingestão imediata de dois a três sachês de açúcar puro, já que este alimento tem absorção quase imediata pelo organismo humano. Porém, algumas pessoas ainda se sentem inseguras em oferecer este produto a pacientes com diabetes, com medo de descontrolar ainda mais o quadro glicêmico. Apesar da oferta de açúcar, nestas quantidades, ser considerado um método seguro, é possível tentar reverter o quadro hipoglicêmico com outras opções alimentares:
- Suco de frutas natural: a frutose, que é o açúcar encontrado nas frutas, apresenta absorção mais rápida do que o próprio açúcar, e pode ser uma alternativa interessante para ajudar a elevar a glicemia. Prefira sucos conhecidamente ricos neste composto, como o suco de laranja, ou com baixo teor de fibras, como o de melancia ou melão.
- Frutas: apesar de não ser a melhor opção, por ser necessário mastigar e digerir o alimento, as frutas também são uma boa alternativa para elevar os níveis de açúcar no sangue, exatamente por seu teor de frutose. Opte por versões sem casca e mais suculentas, para facilitar a absorção.
- Mel: assim como o açúcar, o mel é um dos alimentos mais indicados para quadros de hipoglicemia. Uma colher de sopa é suficiente para melhorar os sintomas.
- Leite: se você está sem alternativas rápidas como o suco de frutas ou o mel, o leite pode lhe ajudar a melhorar os sintomas da hipoglicemia, por também ser boa fonte de açúcar natural. Vale reforçar que a absorção do leite é mais lenta, devido a grande concentração de gorduras e proteínas deste alimento, que reduzem o trânsito gástrico. Por este motivo, o leite deve ser uma opção alternativa para elevar a glicemia.
- Açúcar mascavo: assim como o açúcar simples, o açúcar mascavo é uma boa alternativa para a hipoglicemia, já que seu poder adoçante é semelhante ao do açúcar branco, e ainda é considerado mais saudável, por ter mais nutrientes. Dois sachês são necessários para diminuir os sintomas da baixa da glicemia.
- Pão branco: tudo que um paciente com hipoglicemia precisa é de açúcar, para elevar seus níveis glicêmicos. O pão branco é uma das fontes mais ricas deste nutriente na nossa alimentação, e pode ser uma boa alternativa para este quadro. Não se esqueça que, como a digestão ainda é mais lenta do que a de uma colher de açúcar ou mel, o pão não deve ser sua primeira opção em quadros mais graves de hipoglicemia. Uma única fatia já melhora os sintomas deste quadro.
Blog Gold adocantes
Comentários
Postar um comentário